NOVEMBRO AZUL


NOVEMBRO AZUL
Foto: divulgação


Sabemos que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. O principal obstáculo para a prevenção é o preconceito. Setenta e cinco por cento (75%) dos homens não faz o exame médico necessário para descobrir a doença. O câncer de próstata tem um crescimento lento e uma boa condição para recuperação dos pacientes, se o tratamento acontecer na sua fase inicial. Existem diversos tipos de tratamento como radioterapia, cirurgia, quimioterapia e outros que estão surgindo. Já em casos de diagnóstico tardio as chances de cura são muito pequenas. Quanto mais velho o indivíduo maior a incidência.
A origem do Novembro Azul.
O “novembro azul” teve origem na Austrália em 2003, ganhando adesão de múltiplos países, incluindo o Brasil, chamando atenção para a necessidade de exames preventivos do câncer de próstata.
Informações importantes
O toque retal, PSA e ultrassonografia da próstata são os exames mais comuns. As visitas devem acontecer anualmente a partir dos 45 anos de idade e as chances da doença aumentam conforme a idade e antecedentes familiares. A cada 10 homens com câncer de próstata, 9 tem mais de 55 anos e 01 a cada 06 homens podem vir a ter o câncer de próstata no Brasil.
É importante estirpar o preconceito, uma vez que o exame de toque não altera a masculinidade e demonstra cuidado com a sua saúde.

DR. ELOI GUILHERME PROVINCIALI MOCCELLIN
MÉDICO UROLOGISTA DA SANTA CASA DE SANTOS
PROFESSOR DA UNIMES
MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA
1º Secretário do Sindimed


Compartilhe