NOTA DO SINDIMED SOBRE APLICAÇÃO DE DOSES DE VACINAS VENCIDAS

O Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Praia Grande (Sindimed), vem a público demonstrar sua consternação sobre a confirmação da aplicação de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca após a data de vencimento.
É lamentável que, mais uma vez, a má organização de uma OS -no caso o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (ISHAOC) - coloque em risco não só a saúde de seus funcionários, principalmente por serem profissionais da área de saúde que direta ou indiretamente estão atuando em locais com grande risco de contaminação, mas também abra espaço para dúvidas quanto ao processo de vacinação contra o Covid-19, até então nossa maior esperança para o controle da pandemia.
E pior, o erro da organização só veio à público após uma funcionária conferir as denúncias da mídia e averiguar que ela havia sido imunizada com uma dose vencida! Isto é um desrespeito à integridade dessas pessoas, independente se são ou não profissionais de saúde e os responsáveis pela aplicação dessas vacinas fora da data de validade devem ser punidos.
É inadmissível que uma instituição (que só em Santos é responsável por dois hospitais e um ambulatório) cometa tal erro, principalmente quando levamos em conta a gravidade da doença enfrentada.
Diante dos fatos, o Sindimed coloca-se à disposição de qualquer médico que tenha recebido a segunda dose da vacina fora do prazo de validade e apela para que nossos governantes apurem rigorosamente todas as responsabilidades sobre o caso.

Dra. Maria Claudia S. Cassiano
Presidente Sindimed