Nota de repúdio sobre as filmagens em Hospitais


Nota de repúdio sobre as filmagens em Hospitais
Foto: Divulgação

Nota de repúdio sobre as filmagens em Hospitais

O Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Praia Grande (Sindimed), vem a público repudiar veemente as declarações recentes que instigam a população a tentar entrar em hospitais que assistem aos pacientes infectados pela Covid-19, e filmar suas dependências e UTIs.
É lamentável que, mais uma vez, essas alegações coloquem em dúvida a ética médica quanto à seriedade e transparência no repasse de indicadores de enfrentamento da pandemia. Pessoas que entram nessas unidades hospitalares estão correndo grande risco de contaminação, além, é claro, de violar a privacidade dos doentes e por em risco a integridade das equipes médicas que atuam nesses locais, uma vez que tais atitudes podem estimular conflitos.
Já temos que ver diariamente pessoas descumprindo orientações médicas simples, como o uso de máscaras nas ruas e locais públicos, ao mesmo tempo em que o número de casos confirmados só aumenta.
Nós, médicos e profissionais de saúde, estamos nos expondo ao perigo de contaminação para garantir que mais pacientes possam superar a doença, mas para isso é preciso que todos façam sua parte .
Assim, o Sindimed apela para que nossos governantes ao invés de colocar em risco a saúde pública, tenham o discernimento de garantir não só respeito à privacidade dos pacientes, mas de preservar a integridade dos profissionais de saúde.

Dra. Maria Claudia S. Cassiano
Presidente Sindimed


Compartilhe